Como Receber o FGTS – Documentos e Consulta de Saldo

Fundo de Garantia do Tempo de ServiçoSaiba como receber o FGTS. Receba os documentos necessários e consulte o saldo. Encontre mais informações sobre este assunto que diversas pessoas têm dúvidas na hora de receber o direito do trabalhador.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, mais conhecido por FGTS, é um benefício recebido pelos trabalhadores, que foram despedidos pelas empresas sem justa causa, que estiveram trabalhando pelo menos durante seis meses, para que você possa ter o direito a receber o dinheiro da empresa, a empresa é responsável por tratar de toda a documentação necessária que o profissional possa se encaminhar para o mercado de trabalho e não fique sem receber a remuneração. Todos os empregadores são obrigados a depositar em conta bancária vinculada, um montante correspondente a 8% da remuneração paga ou devida a cada trabalhador. Continue lendo para saber melhor o que é o FGTS e como funciona.

Como receber o documento FGTS e verificar o saldo

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criada em 1966 e atualmente é regulado pela Lei nº8.036, que tem como objetivo fornecer um conjunto de recursos financeiros administrados pelo próprio Governo do Brasil, com finalidade de proteger os trabalhadores em algumas situações em relação ao emprego. No entanto, também é destinado a investimentos em habitação, saneamento e infra-estrutura. Os depósitos mensais são efetuados pelos empregadores nas contas vinculadas, abertas na Caixa Econômica Federal.

Como receber o FGTS

Para receber o documento de benefício do FGTS é preciso que você tenha toda a documentação necessária consigo. É requerido documento de identificação com foto, carteira de trabalho, número de inscrição no PIS, entre outros documentos específicos que demonstram sua situação atual, para que você possa solicitar o saque de dinheiro do fundo.

Saque e Saldo do FGTS

O saque realizado tem de ser de um valor igual ou inferior a R$ 1.000 podendo ser feito através de casas lotéricas ou mesmo nos correspondentes da Caixa Econômica, em postos de atendimento eletrônico e ainda nas salas de autoatendimento disponíveis.

Todo o dia 10 do mês, o saldo da conta do trabalhador no FGTS será corrigido para o valor disponível, depois do pagamento por parte do empregador. Para a consulta de saldo, o profissional deve trazer o cartão do cidadão, e poderá consultar todas as informações relacionadas com o seu saldo e demais parcelas. Você poderá também consultar através da Internet, na página da Caixa. É possível verificar online o valor a ser recebido, quando será recebido e onde será recebido.